GVCemif, em parceria com IFC e patrocínio do Itaú, realizou evento: "Fintech e Inclusão Financeira no Brasil: Desafios e Oportunidades". Confira aqui os vídeos contendo os melhores momentos de cada palestrante. Relatório também disponível para download.

Evento realizado pelo Centro de Microfinanças e Inclusão financeira (CEMIF) da FGV com apoio do International Finance Corporation (IFC) e patrocínio do Banco Itaú. O objetivo do evento foi discutir iniciativas relevantes, lideradas pelas Fintech (acrônimo de "Financial Technology"), para um melhor funcionamento do mercado financeiro e que tivessem impacto em Inclusão Financeira.

Palestraram no evento:

Bernardo dos Guimarães Bonjean:  Fundador e CEO da Avante, uma das Fintechs de maior crescimento na América do Sul, focada no empoderamento do setor de microempreendedores de baixa renda. Com mais de R$50 milhões concedidos, a Avante está impactando a vida de dezenas de milhares de indivíduos e suas famílias, alavancando novas tecnologias e causando uma disruptura no cenário financeiro do Brasil. Como um Empreendedor de Impacto, Bernardo tem se tornado um pregador e disseminador do Capitalismo Consciente, liderando empresas e iniciativas financeiras gerando um enorme impacto na vida das comunidades, colaboradores, fornecedores e acionistas.

Ricardo Laureano: Fundador da KOIN, Investidor e interessado pelo Mercado de Pagamentos há mais de 10 anos. Já fundou duas empresas relacionadas a métodos de pagamento, a primeira em 2011 nomeada de Maxipago Gateway de Pagamentos, API que permite aos estabelecimentos aceitarem diversos meios de pagamento, além de possiblitar o uso de dibersas funcionalidades que otimizam o dia a dia de qualquer negócio. Tal empresa foi comprada pela Rede em 2014, porém ele continua com participação ativa como Membro do Conselho. A segunda aposta de Ricardo, foi a Koin Pagamentos S.A., na qual ele acumula os papéis de Fundador e CEO. A Koin é a primeira e única solução de crédito virtual pós-pago para compras online da América Latina. Permite que os consumidores façam compras em lojas virtuais e só paguem quando receberem os produtos. Além de oferecer vantagens aos lojistas

Bruno Sayão Fundador: Fundador da IOUU. Formado em Marketing pela FGV-SP. Fez cursos no mercado financeiro (Ciclo de Crédito, CPA 10 e 20, Mercado de Capitais, etc) e tem 11 anos de experiência em empresa de tecnologia, nas áreas de vendas corporativas e marketing, com foco exclusivo em clientes do Mercado Financeiro (Bancos, Financeiras, Corretoras, Factorings, Seguradoras e Meios de pagamento).

Erica Siqueira: Pesquisaora do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira (GVCemif), doutoranda na FGV, pesquisando sobre Fintech e Inclusão Financeira. É mestre pela FEA/USP, especialista em Administração pela FGV e Bacharel em Sistemas de Informação pelo Mackenzie. Professora da Estácio e atua a mais de 15 anos na área de TI desenvolvendo e implantando sistemas.

Alexandre Darze: Senior Operations Officer, IFC – Internacional Finance Corporation. Tem mais de 16 anos de experiência na área de consultoria para instituições financeiras, foi diretor executivo de três empresas de consultoria, pelas quais liderou projetos em diferentes países da América Latina e África, trabalhando com bancos de varejo, bancos de middle, cooperativas de crédito, instituições de microfinanças e bancos de desenvolvimento.

Faça download do Relatório do Evento (PDF)

Assista também aos vídeos contendo o resumo da fala de cada um dos palestrantes.

Confira aqui a participação de Bernardo Bonjean, founder da Avante

Confira aqui a participação de Ricardo Laureano, founder da Koin

Confira aqui a participação de Bruno Sayão, founder da IOUU

Confira aqui a participação de Érica Siqueira, pesquisadora do CEMIF/FGV

Confira aqui a participação de Alenxadre Darzé, Senior Operations Officer, IFC – Internacional Finance Corporation